NEWSLETTER

FACEBOOK

Workshop de ilustração “Olha-te ao espelho!” – 2ª edição

Nesta oficina, explorou-se a criação de auto retrato ilustrado e, através dele, refletiu-se sobre as marcas físicas e emocionais, que o envelhecimento vai deixando no nosso rosto. Primeiramente, abordou-se a ilustração e a sua aplicabilidade ao universo do retrato. Seguiu-se a parte experimental, que integrou uma representação mais fiel da realidade à criação de uma peça com forte trabalho de narrativa visual e que espelhou não apenas o aspecto físico da pessoa representada, mas igualmente a sua personalidade. Este workshop constitui-se um caminho de descoberta pessoal sobre a passagem dos anos nas nossas feições e a adaptação da técnica de desenho a novas condicionantes físicas.

Objetivos:

Desenvolver competências no domínio da representação visual, do desenho e da ilustração a partir do real; Desenvolver a criatividade e a imaginação; Aprender a utilizar a ilustração como meio de comunicação, conhecimento e expressão pessoal; Gerar nos participantes auto-confiança em relação às suas capacidades; Explorar diferentes materias e técnicas de ilustração; Construir uma narrativa visual muito simples; Criar uma série que consolide toda a aprendizagem.

Formadora:

Sara Infante é uma jovem ilustradora nascida em 1988. Desde a mais tenra idade uma leitora voraz, cedo se tornou uma entusiástica pequena escritora – a única contradição é que passava mais tempo a desenhar as capas e os personagens dos seus futuros livros do que a escrevê-los. Abraçando a realidade, licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e especializou-se em Ilustração Criativa e Técnicas de Comunicação Visual na EINA, Centre Universitari di Disseny i Art de Barcelona. Já colaborou com agências, estúdios, non-profits, start-ups e editoras, desenvolvendo uma assinatura gráfica colorida e naïf. Actualmente, vive e trabalha na área de Lisboa, dividindo o tempo entre ilustração para o mercado editorial e design de event stationery.

ESCRITO POR: