Quem é Maria da Glória?
Assumidamente velha em todo o esplendor e glória, honra a sua idade e recusa-se a correr em maratonas ou a saltar de um paraquedas para ser aplaudida como velha cool e moderna do séc. XXI.
Vive no presente, onde somos todos contemporâneos. Não há cá passados nem “futurices”, faz o que gosta sem pensar se é coisa antiga ou da era moderna.
Mas é danada… Mulher de muitos sóis e luas diz que tem um dos signos mais difíceis do zodíaco: escorpião.
De vez em quando podem sentir o seu ferrão, um veneno passageiro… A maldade pura fica arquivada nas “bruxas velhas” das histórias dos contos de fadas.
Maria da Glória, só quer provocar um riso mansinho!
Preparados para acompanhar as aventuras de uma mulher a viver a reforma, que se recusa a comprar uma poltrona?!
Ela agradece o sucesso de antemão!
Glória para todos!
Sinopse da BD:
Nas aventuras da Maria da Glória, mulher escorpião recentemente reformada, vemo-la em situações quotidianas onde o seu novo estatuto lhe dá um bocadinho de azia.
O governo diz que deixou a “fase produtiva” para entrar na fase do descanso que se quer ativo… Nesta transição, Maria da Glória, depara-se com situações onde é alvo de estereótipos e preconceitos – discriminação idadista – com base na sua idade.
A forma como ela lida com este universo surreal está repleta de humor e ironia.
Não é apologista do “politicamente correto” e muito menos do silêncio que consente. Tem o coração na boca, diz logo o que pensa, sem receio das consequências.
Agora falam-lhe sempre em envelhecimento ativo, a médica de família, a senhora da farmácia, a junta de freguesia, dizem que tem que se mexer, continuar ocupada.
Ri-se sozinha com a quantidade de conselhos paternalistas para a população dos 65+…
Vai continuar a envelhecer como sempre viveu: ativa, curiosa e irónica.
Mulher livre que realiza “A vida sem prazos de validade”.
Autora: Ana Caçapo – Cofundadora da Cabelos Brancos
Bd Maria da Glória © Todos os direitos reservados – Associação Cabelos Brancos