Lançamento da coleção “A vida sem prazos de validade”
A Cabelos Brancos – associação orgulha-se em anunciar a primeira coleção da marca Cabelos Brancos, numa edição limitada de t-shirts e sacos sustentáveis com mensagens ativistas sobre o idadismo – discriminação etária.
Nascemos para envelhecer, é a nossa condição humana universal.
O envelhecimento não é sobre os outros (ou seja, as pessoas mais velhas); é sobre todos nós.
Envelhecer é mudar. Essa mudança pode incluir algum declínio, mas também envolve crescimento e desenvolvimento. O trabalho da luta contra o idadismo começa com este reconhecimento, sendo uma ferramenta essencial de capacitação do processo de envelhecimento em todos os ciclos de vida.
Imaginem como seria o mundo se todos sonhássemos com chegar a velhos!
Perguntam-nos muitas vezes como ajudar a combater o idadismo.
Esta coleção faz parte de um movimento imparável de criação de embaixadores da Cabelos Brancos. A arte e a moda têm sido usadas desde há muito tempo como ferramenta de mudança social.
Sabemos que uma camisola ou um saco por si só não vão mudar o mundo ou a narrativa do envelhecimento. Mas é um pequeno ato de ativismo e o início de uma conversa ou de um movimento, um passo para se envolverem na mudança de comportamentos e atitudes discriminatórios.
Assim, cada pessoa que usar as peças da nossa coleção está a ajudar a combater os preconceitos e os estereótipos etários. Mais cedo ou mais tarde todos vamos sentir na pele esta discriminação. Lutar por uma vida sem prazos de validade, onde ninguém é excluído ou remetido para a invisibilidade porque vive e envelhece, é uma causa universal premente, de novos e velhos.
A coleção foi concebida com materiais sustentáveis de alta qualidade, 100% de algodão orgânico, modelos unissexo, impressos em serigrafia, com tamanhos do S ao XL. Queremos que estas peças perdurem no tempo e cheguem a cabelos brancos. Não somos fast fashion.
A campanha fotográfica da coleção é intergeracional e contou com a participação de pessoas reais, com diversidade etária e um desejo comum em apoiar a causa Cabelos Brancos, ou seja, mudar a narrativa sobre o envelhecimento e construir um mundo para todas as idades.
Podem encontrar todas as peças na nossa loja online e a partir daqui efetuarem as vossas encomendas.
Todos os lucros desta coleção irão ser aplicados pela Cabelos Brancos – associação, na promoção de ações de sensibilização e educação sobre o idadismo, em diversos contextos, com diferentes públicos. Uma coleção com impacto social na mudança transformadora de uma sociedade mais inclusiva e solidária.
Visitem a nossa loja online!
Agradecimentos especiais:
Esta coleção e campanha contou com a colaboração dos queridos e talentosos artistas: a designer Sara Inglês e o fotógrafo Ludovino Martins.
Participantes da campanha fotográfica:
Ana Mendonça, 45 anos
Celeste Marques, 77 anos
José Mateus, 47 anos
José Mendonça, 72 anos
Miguel Mendonça, 16 anos
Gratidão!
Ana Caçapo e Luísa Pinheiro
Co-fundadoras da Associação Cabelos Brancos
Fotos © Todos os direitos reservados – Associação Cabelos Brancos