Lançamento da campanha “Original. Sem botox”
A Associação Cabelos Brancos orgulha-se em lançar a sua terceira campanha ativista contra o idadismo.
Desenvolvemos um kit de empoderamento de beleza natural para combater a pressão social sobre as marcas do envelhecimento físico e aparência que ocorrem naturalmente com a passagem dos anos.
Cada vez mais cedo se promove a cultura do anti-envelhecimento, principalmente nas indústrias que nos invadem com a narrativa de contrariar e retardar o envelhecimento natural.
A utilização cada vez mais precoce do botox e de cremes anti-aging reforça a normalização de procedimentos que alteram a aparência física.
A tendência crescente das redes sociais para manipular fotos, utilizando, por exemplo, tecnologia IA (Inteligência Artificial) e outros efeitos como filtros que criam padrões de beleza irrealistas, reforçam a insatisfação pela aparência natural.
Com mais esta campanha a Cabelo Brancos, pretende empoderar as/os que optam por envelhecer naturalmente. Assumir as rugas e os cabelos brancos não é sinal de desleixo pela aparência, ou perda de beleza. Não existe apenas um único padrão de beleza. A verdadeira beleza vive em todas as idades, é singular e irrepetível. Assumir o envelhecimento natural é sinónimo de autoestima elevada e ausência de medo relativamente a uma sociedade que nos retira o direito de envelhecer com orgulho e confiança.
Recentemente foi noticiado que crianças a partir dos 8 e 9 anos, especialmente raparigas, estão a utilizar produtos cosméticos com substâncias anti-envelhecimento, mostrando preocupação com as rugas.
O marketing, a publicidade mas, sobretudo, os vídeos nas redes sociais e a pressão sobre a imagem levam muitas crianças e jovens a comprar este tipo de produtos.
Os dermatologistas alertam que estas escolhas têm consequências, como alergias e outras patologias.
“O produto de cuidado da pele mais preventivo que qualquer pessoa pode usar é o protetor solar. O protetor solar vai ajudar a prevenir os danos causados pelos raios UVA e UVB na pele, que são os dois fatores mais importantes e influentes no processo de envelhecimento”, recomendam os dermatologistas.
Reiteramos a importância do autocuidado a nível físico e psicológico, porém, estas notícias e tendências são profundamente preocupantes e reveladoras da sociedade idadista que impera na atualidade, sobre um manto de normalização e desinformação, com um impacto gravíssimo em todas as gerações.
Esta campanha conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente o Centro Intergeracional Ferreira Borges, situado na freguesia de Campo de Ourique. Conviver sem restrições de idade, num espaço aberto à comunidade, é um dos objetivos deste equipamento social.
Recentemente a Cabelos Brancos e o Centro Intergeracional Ferreira Borges / SCML assinaram um protocolo de parceria e colaboração, no âmbito da prevenção e combate contra o idadismo e promoção de relações e dinâmicas intergeracionais comunitárias – objetivos comuns da missão das duas entidades.
Ao longo dos últimos dois meses a Cabelos Brancos promoveu neste Centro Intergeracional, tertúlias semanais sobre temáticas ligadas ao idadismo de género / envelhecimento feminino, com recurso a metodologias participativas, para fortalecer o empoderamento pessoal e social.
Deste modo, esta campanha assume-se também como um resultado da parceria estabelecida, tendo em conta a feminização do envelhecimento e idadismo de género, pretendendo combater a pressão sobre a aparência e a “invisibilidade” das mulheres que assumem um envelhecimento natural, sem recurso a procedimentos estéticos anti-aging.
Promovemos uma campanha intergeracional que conta com a participação de mulheres de várias faixas etárias.
Quisemos captar a essência de cada uma, espelhando a diversidade do envelhecimento feminino e valorizando a autenticidade, que emanam de dentro para fora.
Esta campanha contém um kit de edição limitada, que consiste num saco, um espelho, um postal, autocolantes e amostra de protetor solar, com mensagens de empoderamento, para todas as idades.
Está disponível em três versões com cores e mensagens distintas – saco zul: original. sem botox; saco amarelo: amo as minhas rugas; saco verde: cabelos brancos são um orgulho – mas que se interligam no ativismo contra a “ditadura da beleza eternamente jovem”.
Com um design arrojado e irreverente, este kit não é tendência, é moda intemporal!
Cada pessoa que comprar este kit de empoderamento de beleza natural torna-se uma embaixadora(o) da causa Cabelos Brancos “A vida sem prazos de validade” – luta contra o idadismo.
Todos os lucros desta campanha e coleção irão ser aplicados Associação pela Cabelos Brancos, na promoção de novas ações de sensibilização e educação sobre o idadismo.
Podem encontrar todas as peças na nossa loja online e a partir daqui efetuarem as vossas encomendas.
Campanha “Original. sem botox”
Autoria e conceção: Associação Cabelos Brancos / Luísa Pinheiro e Ana Caçapo
Design: Madalena Viegas
Fotografia e vídeo: Sara Lanternas
Parceria: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Centro Intergeracional Ferreira Borges
Participantes da campanha fotográfica – Obrigada pela inspiração e coragem!
Maria José Raposo – 87 anos
Maria Amália Batista – 83 anos
Udé Mané – 49 anos
Marta Carmo – 31 anos
Agradecimentos especiais:
Equipa do Centro Intergeracional Ferreira Borges: Maria Isabel Araújo; Isabel Botelho e Sónia Gaivota
Farmácia Salutar do Conde Redondo / Grupo Farmácia Online : Doação de amostras de protetor solar
© Todos os direitos reservados – Associação Cabelos Brancos