
APOIA A CAMPANHA GLOBAL DE 70 DIAS CONTRA O IDADISMO #AgeingEqual
#AgeingEqualÂ
Setenta anos após a sua adoção pela Assembleia Geral da ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é tão poderosa como foi no seu primeiro dia. Este marco é uma grande lembrança de que os direitos humanos não diminuem com a idade!
O idadismo (discriminação com base no factor idade) conduz à marginalização generalizada, pobreza e abuso de pessoas mais velhas e tem impactos negativos na sua saúde e bem-estar. O idadismo está em toda parte, mas temos a tendência de negar os seus efeitos negativos, não o consideramos tão sérios e prejudiciais como outras formas de discriminação e falhamos na tomada de medidas para o combater.
Com a campanha #AgeingEqual, promovida pela Organização das Nações Unidas – ONU em parceira com a Age Platafform Europe, que decorre a nível global, entre entre 01 outubro. 2018 – 10 dezembro 2018, pretende-se:
- Aumentar a consciencialização sobre a magnitude e a gravidade do idadismo mais do que nunca;
- Estabelecer uma comunidade duradoura e uma plataforma de ação contra o preconceito com base na idade;
- Iniciar novas colaborações em torno do envelhecimento e idadismo;
- Apoiar a campanha da ONU que celebra o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Associação Cabelos Brancos junta-se a esta campanha global!
Combater esta discriminação requer uma ação coletiva.
Temos que enfrentar o preconceito da idade agora, todos nós vamos enfrentá-lo, mais cedo ou mais tarde. Temos que unir forças para criar uma sociedade sem prazos de validade!