3ª Tertúlia “Valsa a dois tempos” – Bernardo Barata e Carlão
A Associação Cabelos Brancos, em parceria com o Liceu Camões, em Lisboa, promoveu no dia 25 de novembro, pelas 11h30, a 3ª Tertúlia “Valsa a dois tempos”. O cantor e compositor Carlão (a.k.a. Pacman) e Bernado Barata, baixista dos Diabo na Cruz subiram ao palco do auditório Camões para debater e refletir vivências e expetativas referentes à importância do tempo e da passagem dos anos. A moderação do debate esteve a cargo de Elsa Maria, um dos membros fundadores da Cabelos Brancos e especialista na área do envelhecimento.
Este evento contou com cerca de 200 alunos do Liceu Camões, que no início do mês tiveram a oportunidade de participar em sessões preparatórias dinamizadas pela Cabelos Brancos, em diversas disciplinas, sobre as temáticas do envelhecimento e idadismo.
Com esta iniciativa, a Associação Cabelos Brancos pretendeu sensibilizar e consciencializar jovens em contexto escolar para a sua causa maior: A vida sem prazos de validade. Consideramos fulcral mudar a narrativa do processo de envelhecimento, encarando-o como um processo de desenvolvimento da vida humana, num acto contínuo, o nosso futuro eu.
Esta tertúlia constituiu-se como um debate informal e participado, que contou com perguntas pertinentes dos estudantes dirigidas aos dois convidados; um momento musical da aluna Leonor Sousa; uma reflexão cultural sobre o idoso na sociedade realizada por três alunos do Nepal, Índia e China, e por último uma sessão fotográfica intitulada “Cabelos brancos é…”
Agradecimentos:
Liceu Camões
Bernardo Barata e Carlão
Ana Veiga e David Martins (fotografias)
A gravação da tertúlia encontra-se disponível online.
3wrangle
3widescreen