NEWSLETTER

FACEBOOK

Workshop de encadernação

Workshop de Encadernação

Oficina prática com a mestra Rosa da Costa

Descrição:

Nesta oficina, terão a oportunidade de elaborar um livro utilizando técnicas de encadernação tradicionais. Primeiro, iremos abordar brevemente as origens da arte da encadernação e a sua evolução ao longo dos tempos. A parte prática é composta por um exercício preliminar que consiste na elaboração de um opúsculo, seguido de uma aprendizagem experimental mais aprofundada do processo global de encadernação de um livro. Este workshop permitirá a valorização de um ofício em desuso através de ensinamentos práticos que podem ver a sua aplicabilidade adaptada ao contexto contemporâneo.

Objetivos: Conhecer as origens da encadernação; Elaborar um opúsculo personalizado; Preparar um livro para a encadernação; Desmanchar, cortar e carcelar as capas; Preparar para a costura; Colar o livro e colocar guardas; Concluir o acabamento do livro; Decorar com ouro.

Formadora:

A mestra Rosa da Costa, 61 anos,  começou como aprendiz da arte da encadernação com  12 anos, em Lisboa, no ano de 1967, na oficina do mestre Manuel Diniz.  Possui a cédula profissional de encadernadora, num tempo em que este ofício era dominado em exclusivo pelo sexo masculino. Aos 17 anos consegue a emancipação plena, acto que antes do 25 de abril era atribuído apenas aos 21 anos, para conseguir comprar uma  oficina de encadernação, situada no Príncipe Real, que viria a ser o seu destino, trabalho, paixão e  ultraje incomum para a época.

Tem 49 anos de experiência na encadernação e restauro de livros e aplicação decorativa em peças de mobiliário. É uma das últimas encadernadoras de Lisboa e do país.

Detém trabalhos espalhados em todas as partes do mundo, Austrália, Bélgica, França, Inglaterra, entre outras, mas existe um que lhe deixa um brilhozinho especial nos olhos… Restaurou um livro  e construiu uma caixa para as relíquias do Papa Pio XII.  Estas peças de complexidade superior e valor precioso encontram-se expostas em Itália no Museu do Vaticano.

Destinatários: Público em geral (a partir dos 15 anos).

Duração: 6h

Horário: 21 de janeiro, sábado, das 10h-13h e das 14h-17h, com intervalo para almoço

Preço: 

35 euros (materiais incluídos).

Os sócios da Associação Cabelos Brancos têm um desconto de 20%.

Local: Associação BUS – Paragem Cultural

Rua Maria 73, 1170-133 Lisboa

esquina com a Rua Forno do Tijolo

Metro: Anjos (linha verde)

Inscrição e Pagamento:

Para se inscrever neste workshop deverá enviar um e-mail para associacao.cabelosbrancos@gmail.com  com a seguinte informação:

1) O seu nome completo;

 2)  Número de identificação fiscal (NIF) 

3) O comprovativo de pagamento. 

O pagamento da inscrição no workshop poderá ser feito através de transferência bancária, para o  IBAN: PT50 0045 5146 4027 4584 9456 4 

Vagas

Nº Mínimo de Participantes: 10 pessoas

Nº Máximo de Participantes: 15 pessoas

Certificação:

No final do workshop será entregue aos participantes um certificado de participação.

Desistências e Devoluções: Em caso de desistência, se comunicada até dia 17 de janeiro, fazemos a devolução do pagamento na íntegra.

Informações adicionais:

Email: associacao.cabelosbrancos@gmail.com 

Telefone: 96 580 21 43 | 91 453 59 91

ANTERIOR

3ª Tertúlia "Valsa a dois tempos" - Bernardo Barata e Carlão

PRÓXIMO

Jantar de Reis