NEWSLETTER

FACEBOOK

Histórias da Menopausa

O projeto Histórias da Menopausa tem como principal objetivo a partilha de conhecimento e experiências relativamente à menopausa – uma nova etapa da vida de cada mulher – para que esta seja vivida sem preconceitos, de forma descomplexada, informada e construtiva.

O último tabu, o sexismo e o idadismo unidos num só – A Menopausa.
O sexismo e idadismo (discriminação etária) cruzam-se em preconceitos e estereótipos, estigmas, violência e abusos, exclusão social.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, uma em cada duas pessoas a nível mundial tem comportamentos idadistas contra pessoas mais velhas. O idadismo manifesta-se em todas as idades e contextos da nossa vida, e afeta todos os fatores da nossa saúde: bem-estar físico, mental, social e económico. A discriminação com base na idade também está associada a uma morte precoce, ou seja, quem é vítima de idadismo tem probabilidades de ver a sua esperança média de vida reduzida em 7,5 anos.

Dupla discriminação: envelhecer mulher.

Os investigadores revelam que os estudos do impacto combinado do sexismo com o idadismo, comprovam que concluiu as mulheres mais velhas – em relação a homens e mulheres mais jovens – sofrem um impacto negativo com múltiplas formas de discriminação. O termo “idadismo de género” foi cunhado para cobrir a interseção dos fatores idade e género, referindo-se desta forma às diferenças idadistas enfrentadas por mulheres em comparação com homens. As mulheres estão frequentemente numa situação de duplo risco. Fatores como as normas patriarcais e a preocupação com a beleza e juventude têm como consequência uma deterioração mais rápida do status das mulheres mais velhas em comparação com a dos homens.

Muitas mulheres referem que com a chegada da menopausa começa o primeiro passo para a sua invisibilidade e declínio, o grande medo do envelhecimento feminino.

.A menopausa é uma fase altamente estigmatizante do ciclo de vida de cada mulher – apesar de ser uma etapa normal da saúde feminina.

Não se pode encarar a menopausa como uma doença, mas sim como um processo biológico natural caracterizado pela cessação de produção de hormonas pelos ovários.

Entrar na menopausa pode ser um momento profundamente difícil, no qual, por exemplo, a mulher é alvo de comentários e perceções negativas: “Velha, feia, gorda, histérica, irritadiça, assexuada, mulher seca que já não dá filhos – menos útil e capaz”.

Através das plataformas da Cabelos Brancos, iremos desenvolver várias iniciativas interligadas entre si, para impactar de uma forma esclarecedora e positiva todas as mulheres que vivenciam esta fase. Apesar, do que o próprio nome parece sugerir, não deveríamos continuar a fazer uma pausa na conversa sobre a Menopausa.

Queremos dar voz a mulheres reais, ouvir as suas histórias e testemunhos. Pretendemos também ouvir especialistas na área da saúde e prevenção de temas agregados à menopausa. Especialistas na área da ginecologia, dermatologia, sexologia, nutrição, desporto, sociologia, saúde mental, entre outros. Educa-se a mulher para a puberdade, menstruação e gravidez mas a menopausa ainda permanece um mistério para a maioria das mulheres. Visamos descomplicar a conversa científica, dar voz às histórias dos especialistas e das mulheres que seguem em frente. Combater estigmas e tabus, derrubar medos e construir uma nova narrativa sobre o envelhecimento feminino.

Nesta plataforma temos agregadas as várias informações, recursos e atividades do projeto:

– Testemunhos de mulheres que vivem e seguem em frente após a fase da Menopausa;

– Talks em forma de vídeos / lives nas nossas redes sociais (facebook e instagram) com convidados especialistas que agregam o universo da menopausa. Conversas descomplicadas que pretendem informar / derrubar preconceitos e estimular a interação com o público, respondendo a questões e dúvidas de forma aberta e acessível;

– Informação temática que espelha a multidisciplinariedade do processo da Menopausa: o meu corpo, o meu sexo, a minha pele e cabelo, a minha cabeça…

– Entrevistas, artigos, campanha de sensibilização e divulgação nas redes sociais da Cabelos Brancos em todas as fases do projeto “Histórias da Menopausa”;

– Recursos educativos e transformadores que empoderam mulheres sem prazos de validade.

Este projeto conta com a parceria da Pantene – P&G 

ESCRITO POR: