NEWSLETTER

FACEBOOK

Campanha solidária pelos idosos da Ucrânia

A Associação Cabelos Brancos decidiu lançar um apelo e campanha solidária de angariação de fundos para apoiar o trabalho da HelpAge International, a maior e mais influente Organização Não Governamental de Apoio Humanitário a pessoas mais velhas, que se encontra no terreno, HelpAgeUkraine, desde 2014, quando eclodiu o conflito no leste do país.

A Ucrânia está entre os países que envelhecem mais rapidamente no mundo (UN DESA, 2019). Em 2019, havia 7 milhões de pessoas com 65 anos ou mais a viver na Ucrânia. Representam 16,7% da população total e esperava-se que o seu número atingisse 20% até 2030.

Desde 24 de Fevereiro, civis de todas as idades têm sido obrigados a esconder-se ou a fugir do país. Com os mais velhos a representar um terço de todas as pessoas que necessitam de assistência na Ucrânia, este conflito pode ser considerado a mais antiga crise humanitária do mundo. Para uma grande maioria, as pessoas mais velhas permanecem na Ucrânia, sendo que 99% delas preferem não ser evacuadas das suas casas.

Mais de sete milhões de idosos que vivem na Ucrânia estão atualmente em risco como resultado da invasão russa. Quer decidam ficar na Ucrânia ou deixar o país, os idosos merecem igualdade de acesso à ajuda humanitária.

A Missão da Help Age International

A ONG HelpAge International foi criada em Londres em 1983, para apoiar as pessoas mais velhas em países em situações de guerra e conflito. Perceberam que existia uma lacuna no terreno, dado que as outras agências humanitárias não estavam a apoiar as necessidades específicas deste grupo etário. Atualmente é a maior e creditada Organização Não Governamental de apoio a idosos, tendo delegações em 130 países. A HelpAge International desenvolve o seu trabalho em diferentes áreas: ajuda humanitária, defesa dos direitos humanos das pessoas mais velhas, luta contra o idadismo, relatórios globais sobre o envelhecimento e exerce também consultoria nas Organizações das Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde, entre outras intervenções.

De acordo com relatórios oficiais, os idosos correm um risco elevado em zonas de guerra, incluindo execuções, violações, tortura e sequestros. Além dos abusos documentados, existem barreiras para a obtenção de ajuda humanitária durante os conflitos, o que evidencia a falta de preparação dos governos e das organizações para apoiar as pessoas mais velhas.

Em muitos casos, a vulnerabilidade dos mais velhos é resultado de doenças e mobilidade limitada, uma vez que não se podem deslocar com facilidade para regiões mais seguras. Em outras situações, há aqueles que resistem à ideia de deixarem suas casas e decidem permanecer nas zonas de conflito. Outros são simplesmente abandonados pelas famílias, muitas vezes pelo facto de não conseguirem acompanhá-las.

As pessoas mais velhas, com as suas necessidades específicas de proteção e apoio humanitário, não podem nem devem ser as vítimas invisíveis dos conflitos armados.

O trabalho da HelpAge International na Ucrânia

Os mais velhos da Ucrânia necessitam desesperadamente de apoio humanitário. Como resultado da invasão russa, a vida de milhões de pessoas mais velhas está em risco. Estão em perigo de serem deslocadas pelo conflito, de lhes ser negado o acesso a serviços essenciais – como saúde ou pensões – ou forçadas a fugir para países vizinhos. As pessoas incapazes de se deslocarem são frequentemente abandonadas em zonas devastadas pela guerra.

Nesta guerra 1 em cada 3 pessoas que necessitam de assistência na Ucrânia são pessoas mais velhas.

Os técnicos da HelpAge e os voluntários prestam atualmente assistência humanitária às pessoas idosas na Ucrânia, tanto dentro do país como nos países vizinhos, como é o caso da Moldávia. Levam alimentos, medicamentos e material de higiene para as pessoas idosas, as suas famílias e comunidades.

Contudo, as necessidades vão-se alterando à medida que o conflito ganha todos os dias novos e imprevisíveis contornos.

Para adaptar a sua resposta, os funcionários e voluntários da HelpAge entrevistaram 1.513 pessoas idosas a viver na Ucrânia entre 1 e 2 de Março de 2022.

A sua rápida avaliação das necessidades revelou os seguintes dados:

  • 91% das pessoas idosas necessitam de assistência alimentar;
  • 75% dos idosos precisam de artigos de higiene (pasta de dentes, sabão, fraldas para adultos, papel higiénico…);
  • 79% das pessoas idosas não têm acesso a água potável suficiente;
  • 34% dos idosos precisam de medicação urgente para as suas doenças crónicas;
  • 91% dos idosos relatam que o fornecimento de eletricidade foi interrompido, representando uma séria ameaça para a saúde dos habitantes de um país quando as temperaturas são regularmente abaixo de zero nesta estação do ano.

A HelpAge salienta que muitas pessoas idosas têm dificuldades de mobilidade e/ou vivem sozinhas, o que torna o acesso a estes bens básicos especialmente difícil.

No meio de um êxodo maciço da população para os países vizinhos no Ocidente, os idosos são frequentemente deixados para trás sem família ou comunidade local para os apoiar. 

Como apoiar os idosos da Ucrânia?

A Cabelos Brancos enquanto organização social que contempla num dos objetivos da sua missão a defesa dos direitos humanos e o combate à discriminação dos mais velhos, não poderia ficar indiferente ao que se está a passar na Ucrânia.

Deste modo, entrámos em contacto com a equipa da HelpAge Internacional, organização – cujo trabalho acompanhamos e admiramos há muitos anos – e da qual somos parceiros na luta por um envelhecimento com dignidade humana e igualdade.  

Através deste contacto tentámos perceber como poderíamos apoiar o trabalho que estão a prestar no terreno. Relataram-nos que para conseguirem alargar a sua ajuda humanitária ao grupo mais vulnerável e invisível desta guerra, são necessários donativos monetários, para tentar chegar ao maior número de idosos.


Donativos:

A Lydia e milhares de pessoas mais velhas como ela precisam do seu apoio. Por favor, ajude fazendo uma doação.

Pode fazer o seu donativo monetário através de duas opções:

1) Fazer um donativo diretamente na plataforma da HelpAge International.

Link de acesso:

https://www.helpage.org/get-involved/support-help-age/

2) Fazer uma transferência para a conta da HelpAge Internacional, Reino Unido, Londres, com o descritivo Ucrânia.

IBAN: GB77BARC 2065 8259 4705 22


Caso necessite de esclarecimentos adicionais, não hesite em contactar-nos:

Email: associacao.cabelosbrancos@gmail.com

Contacto de referência: Luísa Pinheiro / Tlm: 96 580 21 43

Iniciativa e Parceria: Associação Cabelos Brancos & HelpAge International

#SomosTodosUcrânia

ESCRITO POR:

Sorry, the comment form is closed at this time.